Sobre o Proponente: Danielle Ribeiro Oliveira, 25 anos, artista visual, natural de João Monlevade.
Apresentação
Me chamo Danielle Oliveira, sou natural de João Monlevade. Através do contato com as diversas manifestações culturais que se expressam nas ruas da cidade, comecei a me interessar pelo debate político e exercício artístico, ainda na adolescência, desde então, por volta de 2015, colaborei com a realização eventos culturais em Monlevade, como o 3º Festival Marmotas, 1º Monlevade Hip-Hop em 2015, 4º Festival Marmotas de Artes Integradas, Batalha de MCs dentro da programação do festival de inverno de João Monlevade em 2016, saraus realizados pelo coletivo 7faces em João Monlevade como “Poetas malditos” em 2016 e apoio de produção do Café Literário, dentro da programação do Festival de Inverno, no ano de 2018, participei da produção da apresentação do grupo de rap “A Seita” da cidade de João Monlevade que esteve presente na programação do Festival de Inverno da UFOP.
Nesse meio tempo, por volta de 2016, comecei a me interessar pelo desenho, me mudei para a cidade de Mariana em 2017 para cursar Serviço Social, na cidade, comecei a trabalhar com arte de forma profissional através da tatuagem. Também comecei a desenvolver arte em outras superfícies, como o papel, a tela, pinturas em latas de spray, madeiras e murais em parede.

Durante o curso de graduação da UFOP, participei como extensionista voluntária do projeto do curso de Jornalismo Nos bastidores da notícia: mídia e cidadania, orientado pelo professor Ricardo Augusto Silveira, durante o período de 01/09/2018 à 31/12/2018, a ação de extensão tratava majoritariamente do acesso à cultura, mídia e cidadania nas periferias, eram realizados trabalhos em escolas municipais e estaduais onde era muito discutida de forma crítica a temática do acesso à mídia, cidadania e cultura. Durante essa trajetória, participei de Mostras artísticas e culturais e realizei pinturas em murais públicos e privados na cidade, como: Mostra Multi realizada em 2020 e três murais no Lar Comunitário de Idosos Santa Maria, pintura artística na Escola Municipal Cônego Paulo Dilascio. Participei como bolsista também do programa de extensão e pesquisa “Mineração do Outro”, realizando o curso “Categorias Peculiares do Estético”, trazendo o Autor Georg Lukács como referência para debater estética, arte e cultura.
Atualmente, participo do Conselho Municipal de Politicas Culturais da cidade de João Monlevade e atuo como professora de História e Sociologia, além de continuar pintando e desenhando. Atualmente, resido em João Monlevade e faço projetos de graffiti dentro da cidade, pintei em locais públicos como o ginásio Li Guerra, a quadra de esportes do bairro Loanda, a quadra de esportes do CEJM, a Associação de Esportes Radicais do bairro Baú, retratando principalmente mulheres. Procuro através da minha arte trazer essa temática juntamente com o exercício da imaginação e da técnica do desenho e da pintura em muros, telas e papel, acredito que a arte e a cultura tem um papel fundamental na transformação humana e societária, sendo capaz de gerar consciência de classe em jovens e adultos para que se organizem enquanto coletivo na luta pela democracia.
Mostra da Diversidade Cultural – Novembro 2022 – Graffiti.

Jornal Visão Ambiental N.º 32 Fevereiro 2023
